A verdadeira história da saltenha


Reza a historia que no início do século XX, a senhora Juana Manuela Gorriti, nascida na cidade argentina de Salta, teve de fugir para o exílio com a sua família durante a ditadura de Juan Manuel de Rosas. Deixando para trás todos os seus bens, a família Gorriti instalou-se em Tarija, na Bolívia, que durante muitos anos foi marcada por uma pobreza extrema.

Para enfrentar esta difícil situação a família começou a preparar e a vender uns pastéis a que chamavam de"empanadas caldosas".

Os pastéis foram lentamente ganhando popularidade em Tarija, tendo acabado por se converter numa tradição. D. Manuela começou a ser conhecida como “a saltenha” devido as suas origens. Com o passar do tempo, o nome de Manuela Gorriti foi esquecido, mas não a alcunha, razão pela qual a iguaria continua a ter o nome de saltenha.

No país boliviano encontramos ela assada, mas a  maioria dos acreanos gostam dela frita, já o recheio tradicional e o de frango com batata mais a saltenha de jambu com camarão vem conquistando o paladar dos acreanos. O sucesso e tão grande que a pouco tempo inaugurou a casa da saltenha, na qual o renomado chef Marcos Torres vem surpreendendo os acreanos com suas deliciosas saltenhas.



O que é a Saltenha?

Saltenha...

Salgadinho, composto por uma massa recheada com diversos tipos de produtos tais como carnes, tubérculos, condimentos e legumes. A massa tem uma consistência que evita o derramamento do recheio, esta é formada por ingredientes como farinha, sal, açúcar, manteiga e água. O salgado pode ser feito em diversos tamanhos, isto dependendo da aplicação do mesmo, seja esta como uma refeição principal ou como um petisco.


Existem muitas variedades de saltenhas, dependendo do recheio, mas todas mantêm um estilo e uma massa comuns.

Por: Natalino dos santos




Referências: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Saltenha

Comentários

  1. E em q horário q a casa da saltenha esta aberta? ? Já passei la vários horários e sempre fechado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cortes de carnes especiais: conheça os mais comuns em churrascos.

Está chegando em Rio Branco o maior festival de churrasco do norte brasileiro.

Copa do mundo de confeitaria exclui manteiga e adere ao veganismo